Volumização é a nova técnica contra o envelhecimento da pele


Usos de diferentes procedimentos recuperam volume facial.

Harmonização e equilíbrio são fundamentais em qualquer procedimento para manter a pele do rosto mais bonita e retardar o envelhecimento. Para resultados melhores e mais naturais, a dermatologista Tatiana Steiner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que é preciso olhar para o rosto como um todo e combinar diferentes tratamentos. Seguindo esta tendência, chamada de rejuvenescimento global, os tratamentos atuais combinam os benefícios da toxina botulínica, que visa relaxar a musculatura e diminuir os sulcos e vincos provenientes das rugas dinâmicas (expressão); preenchedores, aplicados nos sulcos e rugas profundas; e também os lasers, que auxiliam no tratamento da superfície e textura da pele.

O envelhecimento facial é resultado de alterações superficiais da pele e alterações das estruturas subjacentes. A pele, a gordura, o tecido mole, os músculos e os ossos são afetados simultaneamente, provocando um envelhecimento geral da face, como um desabamento natural. “O conceito da volumização é uma abordagem que completa os procedimentos, que permite redefinir o contorno da face utilizando um plano de aplicação mais profundo, um pouco acima dos ossos, nas regiões malar, contorno de mandíbula e região do queixo. É feita uma reposição do volume, que pode ser obtida por preenchimento dos sulcos de forma superficial e também para recuperar o volume facial. Esse tratamento permite uma melhora significativa da perda do contorno e a recuperação da aparência jovial”, explica a dermatologista.

Segundo ela, é importante a avaliação criteriosa do dermatologista, que irá indicar o tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. “O uso de técnicas combinadas e de produtos de qualidade irá provocar o rejuvenescimento global e satisfação maior”, afirma.

O preenchedor utilizado na volumização contém ácido hialurônico, ácido poli lático ou hidroxiapatita de cálcio, em diferentes concentrações e apresentações. “Além de atuar no volume, podem estimular o colágeno, melhorando a qualidade da pele. Os resultados não são definitivos, mas são mais duradouros.”

A dermatologista ressalta ainda que todos estes procedimentos são considerados minimamente invasivos, mas precisam ser executados por um profissional dermatologista especializado.

Fonte: itodas