Dermatologia Clínica
Manchas faciais
Sobre Manchas Faciais
As manchas na pele são caracterizadas por mudanças na cor da pele da pessoa e podem aparecer em qualquer idade, tanto nos homens quanto nas mulheres.
As principais causas do aparecimento de manchas na pele são o excesso de exposição solar sem proteção adequada, o uso constante de anticoncepcional, traumas físico ou químico e queimaduras.
As manchas faciais mais comuns são: melasma, melanose solar, efélides e manchas ocasionadas por acne e lesões.
Saiba um pouco sobre elas:
Melasma – São aquelas manchas castanhas e irregulares que aparecem, principalmente, nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior e têmporas. As mulheres são as maiores vítimas, devido aos hormônios femininos. Os homens representam somente cerca de 10% dos casos. Normalmente, o tratamento para melasma é feito através de substâncias despigmentantes, associadas a algum tipo de ácido e através de tratamentos estéticos, como o peeling. A melhor forma de prevenção do melasma é o uso diário do protetor solar, independente do clima e do local que você esteja.
Melanose solar – Também conhecida como “manchas senis”, são as manchas mais escuras e mais comuns em pessoas com idade avançada. Mas elas não são provocadas pela idade e sim pelo tempo de exposição ao sol. Pode-se perceber que os locais mais escondidos, como a axila e a parte interna dos braços, mesmo tendo a “mesma idade”, não são afetados pela melanose solar. Para evitar o surgimento da melanose solar é necessário se proteger do sol ao longo de sua vida, focando principalmente as regiões mais expostas do corpo. Para quem já possui manchas senis e deseja tratar, existem várias alternativas, como a cauterização química, a crio cirurgia, a dermoabrasão, os peelings químicos e a luz intensa pulsada.
Manchas por cicatrizes de acnes e lesões – As acnes são um dos maiores traumas quando se trata de pele. Muitas pessoas já sofreram ou ainda sofrem com as inflamações que, muitas vezes, mesmo depois de tratadas, deixam marcas e manchas. Diversos fatores influenciam para o surgimento, como: oleosidade da pele, genética, desequilíbrio hormonal, alimentação inadequada, uso de determinados cosméticos ou medicamentos, entre outros. Depois de dar um fim às acnes, é necessário cuidar das manchas e marcas que restaram e, para isso, recomendamos ácidos, cremes, peelings e alguns tratamentos estéticos. Mas é importante lembrar que o uso do protetor solar tem que ser regular antes e depois do tratamento. Em caso de fotoproteção inadequada, as manchas podem ficar ainda mais difíceis de serem removidas.
Efélides - São as famosas “sardas”, muito comum nas regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol, como: face, colo e ombros. Elas são mais comuns em peles claras e em pessoas ruivas, pois são mais sensíveis ao sol. As sardas são causadas pelo aumento da melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Tem quem não se incomode com as sardinhas, porém, dependendo do tipo e da quantidade, estas podem representar perigo. Normalmente, para eliminá-las, utilizamos despigmentantes, ácidos, peelings ou a luz intensa pulsada.
Saiba um pouco mais sobre Melasma e outras Discromias.
O que tratar |
Melasma |
Voltar