Melasma


Distúrbio pigmentar da pele que ocorre principalmente no rosto e acomete principalmente as mulheres. Melasma é uma consequência do aumento da melanina devido presença de clones melanocíticos hiperativados.

Clinicamente o Melasma carateriza-se por manchas acastanhadas na pele, sem sintomas, podendo acontecer simetricamente ou não. Considerado um distúrbio crônico, seu tratamento e prevenção devem ser contínuos.

Em alguns casos, o Melasma pode desaparecer após tratamento e controle adequados.

Vários fatores podem estar relacionados à patologia, entre eles: genéticos, alterações hormonais, gravidez, uso de anti-concepcionais, entre outros. Porém, para seu desenvolvimento, é fundamental a presença da radiação ultravioleta e, em menor intensidade, o infravermelho. Esta radiação é emitida pelo sol ou por outras fontes de calor, como a câmara de bronzeamento artificial. Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto.

O uso de filtros solares e a restrição à exposição solar são formas de proteção e controle, essenciais durante o tratamento. Mulheres devem estar atentas ao uso de maquiagens, produtos de baixa qualidade podem causar maior absorção da luz solar e consequentemente aumento na pigmentação da área lesada. O mesmo vale para os cosméticos.

Consiste em um tratamento prolongado. Para obtenção dos resultados é fundamental que o paciente aplique frequentemente o filtro solar e evite a exposição ao sol.

Procedimentos

  • Cosméticos
  • Mesoterapia
  • Peelings

Fisiopatologia


Voltar